quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vida robótica

Entro no carro, coloco a chave na ignição, checo se está em ponto morto, ligo o carro, piso na embreagem, engato a primeira marcha, dou seta e começo a dirigir, até aqui foi tudo no automático, não pensei para fazer nenhuma dessas atividades, assim como faço tantas outras coisas no dia que em nenhum momento coloco minha atenção.

Parece engraçado, mas como uma atividade que um dia foi tão complicada e eu focava em cada detalhe, hoje é ridícula e mal vejo o que estou fazendo, mas será que isso é bom?

Tenho a certeza que não é bom, afinal se não estou colocando minha atenção no ato de dirigir que é super importante eu não devo colocar minha atenção em outras tantas atividades do meu dia a dia.

Acreditamos que somos focados, que pensamos em tudo que estamos realizando, mas a verdade não é bem assim, entramos em um estado automático onde só executamos a atividade de forma robótica.

Agora se pensarmos direito será que estamos nos dedicando realmente em uma conversa com um amigo? Você presta atenção no que ele está falando ou já esta pensando na resposta, na morte da bezerra e etc? No seu relacionamento você realmente se dedica ao seu conjugue, ou apenas esta ao lado dele não se dedicando ao que estão fazendo juntos?

Tenho a certeza que em muitos casos não estamos realmente 100% dedicados a pessoa com que esta conversando, namorando ou até mesmo fazendo sexo, não tenho dúvida que realizamos diversas atividades no dia de uma forma robótica e por isso muitas vezes temos que refazer a atividade pois erramos e nem notamos.

Mudar essa atitude interior não é nem um pouco fácil mas é possível. Para tanto devemos focar em cada atividade que estamos realizando e não tentar executar dez coisas ao mesmo tempo, temos que educar nossa cabeça a se concentrar e não dispersar.

Comece com atividades menores como o ato de dirigir, preste atenção nos movimentos, ou ao bater um papo com um amigo, preste atenção se você está realmente ouvindo a pessoa sem questionar sem pensar em outras coisas e etc, aplique sua atenção em outras atividades simples do dia a dia como escovar os dentes, tomar banho, ler uma revista e etc.

Em pouco tempo notará como o simples fato de focar sua atenção na atividade que está executando facilitará sua vida, diminuindo retrabalho, ajudando no convívio com os amigos e companheiros e etc.

Nenhum comentário: